terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vinhas Velhas

O termo Vinhas Velhas é normalmente utilizado para designar um conjunto de castas cuja idade é superior a 50 anos de idade.
Têm em comum uma baixa produção e uma maior concentração dos componentes da uva, por isso mesmo dão origem a vinhos mais intensos e raros.
Na primeira metade do século XX não era habitual a plantação por castas. Estas eram plantadas misturadas num mesmo lote de terreno, é possível hoje encontrar mais de 20 castas agregadas dessa forma.

No entanto não existe regulamentação específica para o termo, pelo que seu uso fica restrito aos critérios adotados por cada produtor, pelo que a idade das vinhas pode variar.

Sendo vinhos concentrados e complexos normalmente acompanham pratos estruturados de carnes vermelhas, assados e grelhados.


                                                                                                                foto: revide.com.br
Fiz um busca no mercado, nem sempre fácil, uma vez que alguns pelo seu preço elevado não se encontram à venda nas grandes superfícies. Além disso, alguns produtores não mencionam nos rótulos o termo "Vinhas Velhas", pelo que é necessário algum conhecimento específico. Pela pesquisa que fiz, os vinhos mencionados são constituídos a 100% por Vinhas Velhas.
Aqui fica a lista que compilei, agradeço a ajuda no sentido de a poder tornar mais completa.













Sem comentários:

Enviar um comentário